FAQ – Curso Assessoria Lactação 2018

1- Qual a diferença entre o curso de Assessoria de Lactação e o curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno ou outras formações nesta área?

Existem centenas de formações na área do aleitamento materno, no mundo inteiro. Em Portugal, dependendo da formação que fizeram, existem várias figuras, tais como a promotora, facilitadora, consultora certificada internacionalmente (IBCLC), conselheira em aleitamento materno (CAM) e assessora de lactação (AL).

A formação mais difundida no nosso país tem sido a de aconselhamento em aleitamento materno. O foco dessa formação está em como aconselhar uma mãe em relação à amamentação, como desenvolver confiança e prestar apoio.

Na formação de assessoria de lactação da Rede Amamenta – Crianza Natural, o objetivo é que os formandos terminem o curso conscientes da imensa responsabilidade que têm ao acompanhar mães e bebés na amamentação e que consigam identificar as causas dos problemas, antecipar dificuldades e propor as soluções mais adequadas para cada díade mãe-bebé, além de transmitir confiança e prestar apoio.

2- Este curso é só para profissionais de saúde?

Não. O curso de Assessoria de Lactação dirige-se a todos os que desejam trabalhar ou que já trabalham com famílias, em particular famílias com bebés e crianças mais novas. Tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas, psicólogos, doulas, conselheiros de aleitamento materno, consultores de babywearing, profissionais de infantários, entre outros. É um curso aberto a pessoas que trabalhem ou desejem trabalhar na área materno-infantil, bem como a mães que desejam apoiar outras mães.

3- O que posso fazer com o curso de Assessoria de Lactação? 

O curso de Assessoria de Lactação ensina todas as ferramentas básicas para apoiar famílias com dificuldades na amamentação e como aconselhar de forma eficiente, responsável e empática as mães e pais.

Uma assessora de lactação presta aconselhamento e apoio em aleitamento materno e, também, deve ser capaz de identificar situações que poderão ser causadoras de problemas para a mãe e bebé, ser capaz de encontrar as causas para dificuldades que as duplas que acompanhar tiverem e propor as medidas mais adequadas para a resolução destas.

4- O curso é certificado?

Será entregue um certificado de participação pela Crianza Natural e Rede Amamenta a todos os formandos que cumpram os requisitos necessários: 1) assistir a 100% da formação presencial (só serão aceites faltas em casos devidamente justificados); 2) entrega do Relatório Final.

5- Em que formações da Rede Amamenta terei condições especiais de acesso?

As Assessoras de Lactação formadas com a Rede Amamenta-Crianza Natural têm acesso a descontos especiais em formações para profissionais. Estes são alguns dos cursos em que terás descontos:

Workshop Online: Distúrbios Psicológicos no Pós-Parto: Como Reconhecer, Como Ajudar? – Formadora: Ana Rocha (Psicóloga Clínica, Investigadora em Neurociências, Farmacêutica).

Workshop Online: Saúde Infantil: Principais Linhas Orientadoras dos 0 aos 6 meses – Formadora: Cátia Godinho (Enfermeira Pediátrica, Facilitadora de Aleitamento Materno).

Workshop Online: Relactação e Supressão de Suplemento – Formadora: Filipa dos Santos (Assessora de Lactação e Conselheira em Aleitamento Materno, Doula)

Curso de Introdução ao Coaching com PNL – Formador: Emanuel Santos (Coach Pessoal e Profissional)

Curso Promove-te – Formador: Emanuel Santos (Coach Pessoal e Profissional)

6- Tenho um bebé pequeno, posso tê-lo comigo na formação?

Poderás amamentar o teu bebé menor de 6 meses durante a formação, sempre que ele precisar. No entanto, é conveniente que o bebé permaneça por curtos períodos e que haja uma terceira pessoa para cuidar dele fora do local da formação, pois não garantimos condições para que o bebé possa estar confortavelmente durante todo o tempo.

 7- Ainda fiquei com dúvidas, quem devo contactar?
 
Envia-nos e-mail para rede@amamenta.net ou telefona para 93 202 31 64.
 
Share Button