FAQ – Curso Assessoria Lactação

1- Qual a diferença entre o curso de Assessoria de Lactação e o curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno ou outras formações nesta área?

A principal diferença é que a formação de Nível I dá acesso à formação de Nível II, certificada profissionalmente pela DGERT e SIGO.

É importante saber, também, que existem centenas de formações na área do aleitamento materno, no mundo inteiro. Em Portugal, dependendo da formação que fizeram, existem várias figuras, tais como a promotora, facilitadora, consultora certificada internacionalmente (IBCLC), conselheira em aleitamento materno (CAM) e assessora de lactação (AL).

No Curso Assessoria de Lactação (CAL) o objetivo é que os formandos terminem o curso conscientes da imensa responsabilidade que têm ao acompanhar mães e bebés na amamentação e que consigam identificar as causas dos problemas, antecipar dificuldades e propor as soluções mais adequadas para cada díade mãe-bebé, além de transmitir confiança e prestar apoio.

2- Este curso é só para profissionais de saúde?

Não. O curso de Assessoria de Lactação (Nível I e II) dirige-se a todos os que desejam trabalhar ou que já trabalham com famílias, em particular famílias com bebés e crianças mais novas. Tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas, psicólogos, doulas, conselheiros de aleitamento materno, consultores de babywearing, profissionais de infantários, entre outros.

É um curso aberto a pessoas que trabalhem ou desejem trabalhar na área materno-infantil, bem como a mães que desejam apoiar outras mães. De notar que o CAL Nível II inclui certificação profissional e que tem como pré-requisito a frequência do Nível I.

3- O que posso fazer com o Curso Assessoria de Lactação? 

O Curso Assessoria de Lactação ensina todas as ferramentas necessárias para começar a apoiar famílias com dificuldades na amamentação e prepara-te para aconselhar de forma eficiente, responsável e empática as mães e pais.

Uma assessora de lactação presta aconselhamento e apoio em aleitamento materno e, também, deve ser capaz de identificar situações que poderão ser causadoras de problemas para a mãe e bebé, ser capaz de encontrar as causas para dificuldades que as duplas que acompanhar tiverem e propor as medidas mais adequadas para a resolução destas.

4- O curso é certificado?

A formação Nível I contempla entrega do certificado de participação pela Rede Amamenta a todos os formandos que cumpram os requisitos necessários, a saber: a) participação em 100% da formação presencial (só serão aceites faltas em casos devida e previamente justificados e aceites); b) entrega dos trabalhos pré e pós-formação.

A formação Nível II dá acesso à certificação de competências profissionais, atestadas pela DGERT e SIGO.

5- Em que formações da Rede Amamenta terei condições especiais de acesso?

Os participantes do CAL têm acesso a descontos especiais em formações para profissionais organizadas pela Rede Amamenta.

Além disso, os participantes do CAL Nível I em 2019 têm, ainda, 10% de desconto na inscrição do CAL Nível II em 2019.

6- Tenho um bebé pequeno, posso tê-lo comigo na formação?

Poderás amamentar o teu bebé menor de 6 meses durante a formação, sempre que ele precisar. No entanto, é conveniente que o bebé permaneça por curtos períodos e que haja uma terceira pessoa para cuidar dele fora do local da formação, pois não garantimos condições para que o bebé possa estar confortavelmente durante todo o tempo.

 7- Ainda fiquei com dúvidas, quem devo contactar?
 
Envia-nos e-mail para cal@amamenta.net e teremos todo o gosto em esclarecer.