FAQ – CAL ONLINE

1- Qual a diferença entre o Curso de Assessoria de Lactação (CAL) e o curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno ou outras formações nesta área?

Existem centenas de formações na área do aleitamento materno, no mundo inteiro. Em Portugal, dependendo da formação que fizeram, existem várias figuras, tais como a promotora, facilitadora, consultora certificada internacionalmente (IBCLC), conselheira em aleitamento materno (CAM) e assessora de lactação (AL).

Apesar de todas estas formações se proporem a preparar os participantes para apoiar mães e bebés na amamentação, com o CAL, pretendemos que os formandos terminem o curso conscientes da imensa responsabilidade que têm ao acompanhar mães e bebés na amamentação e que consigam identificar as causas dos problemas, antecipar dificuldades e propor as soluções mais adequadas para cada díade mãe-bebé, além de transmitir confiança e prestar apoio.

O CAL aprofunda conteúdos sobre saúde materna e infantil e sobre manejo da lactação em casos de dificuldade e problemas na amamentação; por isso, conta com 70 horas de formação, das quais, 20 horas práticas – para que os formandos fiquem preparados e se sintam seguros ao acompanhar mães e bebés com dificuldades. 

Além disso, a formação de Assessoria de Lactação é certificada profissionalmente pela DGERT e SIGO, através do centro de formação autorizado – Mais Família, Lda (sito na Av. Serpa Pinto, 679, Matosinhos), pelo que é reconhecida como formação profissional.

2- Este curso é só para profissionais de saúde?

É um curso para profissionais de saúde – e não só. O Curso de Assessoria de Lactação dirige-se a todos os que desejam trabalhar ou que já trabalham com famílias, em particular famílias com bebés e crianças mais novas. Tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas, psicólogos, doulas, conselheiros de aleitamento materno, consultores de babywearing, profissionais de infantários, entre outros.

É um curso aberto a pessoas que trabalhem ou desejem trabalhar na área materno-infantil, bem como a mães que desejam apoiar outras mães. 

3- O que posso fazer com o Curso Assessoria de Lactação? 

O Curso Assessoria de Lactação ensina todas as ferramentas necessárias para começar a apoiar famílias com dificuldades na amamentação e prepara-te para aconselhar de forma eficiente, responsável e empática as mães e pais.

Uma assessora de lactação presta aconselhamento e apoio em aleitamento materno e, também, deve ser capaz de identificar situações que poderão ser causadoras de problemas para a mãe e bebé, ser capaz de encontrar as causas para dificuldades que as duplas que acompanhar tiverem e propor as medidas mais adequadas para a resolução destas.

4- O curso é certificado?

Sim, o CAL inclui um certificado profissional DGERT, pois a Rede Amamenta trabalha em parceria com um centro de formação autorizado. A entrega do certificado está sujeita às condições de qualificação definidas no plano da formação e regulamento. Além disso, todos os que frequentarem a formação recebem um certificado de frequência Rede Amamenta.

5- Terei acesso a outras formações e condição priviligiada de acesso à Rede Amamenta como membro/colaborador?

Sim, os formandos que se qualifiquem terão acesso a outras ações de formação e poderão vir a integrar a Rede Amamenta – com condições especiais.

6– Ainda fiquei com dúvidas, como posso contactar?

Envia-nos e-mail para cal@amamenta.net ou manda-nos msg no Whatsapp (932023164) e teremos todo o gosto em esclarecer.