Código de Ética e Conduta

rede_amamenta_conselheira_amamentacao_aleitamento_materno_mae_OMS_amamentacao_pai_familia_Código de Ética e Conduta: os nossos valores

Acreditamos que a gravidez, parto e pós-parto são momentos ímpares, transformadores, de empoderamento e vulnerabilidade em simultâneo, e que cada mãe, cada pai, cada família, tem direito a vivenciá-los da forma que sentir ser a melhor.

Acreditamos que a amamentação é a forma mais natural e saudável de alimentar um bebé pelos primeiros meses e anos de vida (em conjunto com outros alimentos depois dos seis meses, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outras entidades). No entanto, temos plena consciência de que nem sempre (pelos mais variados motivos) é possível alcançar este objetivo de forma plena. Apoiamos escolhas informadas e, compreendemos que, muitas vezes, são as possíveis.

Temos consciência de que a maioria das mães deseja amamentar os seus bebés, por isso esforçamo-nos por transmitir, disseminar e providenciar informação clara, correta e baseada em evidências científicas atualizadas – junto das famílias e dos profissionais que as acompanham.

Procuramos a atualização constante dos nossos conhecimentos técnicos, pois acreditamos que o conhecimento evolui constantemente. Qualquer profissional que trabalhe nestas áreas deve pautar-se pela busca constante de atualização da sua prática e conhecimentos e por opiniões baseadas em fontes fidedignas.

Compreendemos que cada tríade mãe-bebé-pai é única, por isso trabalhamos numa base individualizada, de um-para-um, promovendo o conforto de cada família e o respeito pela sua individualidade, crenças, valores e desejos relativamente ao seu bebé.

Acreditamos que todas as mulheres que o desejem têm direito a ter apoio especializado na amamentação, por isso, se escolheu ter acesso aos nossos serviços, sinta-se à vontade para nos contactar, mesmo que sinta qualquer reticência e/ou dificuldade em relação ao pagamento ou qualquer outro aspeto do serviço.

Apoiamos e defendemos o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.

 

Código de Ética e Conduta: a nossa forma de atuação

O apoio na amamentação será sempre prestado por uma profissional com formação adequada no apoio à amamentação. Todos os outros serviços que oferecemos são prestados por profissionais com formação específica. A prestação de outros serviços através da Rede Amamenta ou parceiros/colaboradores da Rede é feita por profissionais qualificados para a atividade que exercem.

Cada profissional da Rede Amamenta é responsável por cumprir com as suas obrigações legais enquanto prestador de serviços.

Cada mãe/pai é responsável pelas decisões que toma em relação ao seu bebé. Os serviços que prestamos têm um caráter (in)formativo, no sentido de orientar e disponibilizar recursos para que se alcancem os resultados pretendidos – sendo que estes são definidos por cada família. A decisão, que deve ser informada, está sempre do lado da mãe/pai.

A responsabilidade pelos serviços prestados e a informação transmitida é de cada profissional que os preste, pelo que não poderão ser imputadas responsabilidades a outros pólos ou à Rede Amamenta como um todo. No entanto, se tiver alguma sugestão ou reclamação a fazer, gostaríamos de ouvi-la.

Garantimos a confidencialidade de todas as informações e dados partilhados connosco, sendo que a eventual utilização destes para fins educacionais implica o consentimento expresso em forma de autorização.

Todos os profissionais que trabalham na Rede Amamenta assumem, aceitam e esforçam-se por cumprir os requisitos desta missão, código de ética e conduta. A falta de cumprimento poderá levar à sua exclusão.

Como falar com a Rede Amamenta?

A Rede Amamenta foi criada para ajudar mães. Se você estiver com alguma dúvida, pode entrar em contacto conosco tanto por e-mail quanto por telefone.