CERTIFICAÇÃO EM ASSESSORIA DE LACTAÇÃO

Queres apoiar mães e bebés na jornada da amamentação com conhecimento atualizado, baseado em evidência, confiança e de forma 100% segura? Se respondeste SIM, a nossa Certificação em Assessoria de Lactação 2025 é para ti!

SÓ TEMOS 10 VAGAS DISPONÍVEIS!

Esta formação é, também, uma certificação. Porquê?

Inclui processo de avaliação teórica e processo de avaliação prática. Os alunos qualificados recebem um certificado de competências profissionais válido na UE.

Os objetivos e conteúdos pedagógicos deste novo programa foram cuidadosamente elaborados, tendo por base as mais recentes e exigentes orientações educacionais do International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE), uma vez que a nossa formação é aceite para se quer candidatar ao exame internacional.

O que dizem as nossas alunas sobre as formadoras e aulas?

Esta edição do CAL realiza-se no formato E-learning (100% Online), com opção de participar em 1 Aula Presencial – Porto (B-Learning)

Ao preencheres o teu formulário de inscrição, iremos pedir que nos indiques se pretendes estar nesta aula presencial, que irá acontecer no Porto, ou se preferes assistir à distância (em streaming).

Ao concluíres com sucesso esta formação, terás adquirido as seguintes competências técnicas:

A quem se destina esta ação de formação?

  • Profissionais de saúde (tais como enfermeiros, médicos, terapeutas, etc.);
  • Profissionais do apoio ao aleitamento materno, gravidez, parto e/ou pós-parto (tais como doulas, educadores perinatais, educadores de sono infantil, etc.);
  • Profissionais da educação, proteção social ou qualquer área que trabalhe com o universo da parentalidade (tais como educadores de infância, assistentes sociais, etc.);
  • Indivíduos que desejam seguir ou iniciar estudos sobre o aleitamento materno, com perspetivas de se candidatar ao exame para obter o título de IBCLC.

Conhece o nosso painel de FORMADORAS


ORADORA ESPECIAL: MIA NEGRÃO


Advogada ativista, defende a erradicação de todos os tipos de violência de género, nomeadamente da violência obstétrica, através da defesa dos direitos das mulheres e, especificamente, dos direitos na gravidez, parto e pós-parto


Alexandra Luz


Médica Especialista em Pediatria desde 2011


Responsável pela publicação de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais


Revisora para o Portuguese Journal of Pediatrics e no Pocket Book of Primary health care for children and adolescents da OMS


Certificação Assessoria de Lactação 2021


Formadora certificada na área da Pediatria Autora do Blog “Dicas da Pediatra”


Ana Antunes


Fundadora e coordenadorada das formações Rede Amamenta


Cientista política e estudante do mestrado Educação para a Saúde


Doula e Conselheira de Amamentação desde 2014


Formadora na área do aleitamento materno desde 2018


Cristina Cruz


CAM 2016


Assessora de lactação 2017


Psicóloga da área educacional


Instrutora de massagem infantil pela APMI


Joana Morgado Dias


Médica Dentista (Odontopediatria)


Consultora Internacional de Lactação (IBCLC)


Investigadora e aluna de Doutoramento em Medicina Dentária na área do Freio Lingual do Bebé e Aleitamento Materno


Juliana Pereira


Terapeutada da fala e Fonoaudióloga especializada na área neonatal e pediátrica


Assessora de lactação 2017


Laura Orion


Assessora de lactação 2017


Psicóloga especializada no período perinatal


Lisa Afonso


Nutricionista infantil Investigadora doutorada na área do Comportamento Alimentar Infantil


Autora do projeto “Injoy”


Vanessa Dias da Mota


Médica, interna de Medicina Geral e Familiar


Mestre em Ciências Farmacêuticas


Assessora de lactação no caminho para IBCLC


Pós-graduada em Sono Infantil e Juvenil


Criadora do projeto “Puericooltura”


Vanessa Sanches


Psicóloga especializada no período perinatal


Assessora de lactação 2019 e IBCLC

SEMINÁRIO ESPECIAL: DIREITOS NA GRAVIDEZ, PARTO E PÓS-PARTO com Mia Negrão


Temos o prazer de apresentar a Mia Negrão, advogada que tem focado os seus estudos e atenção aos direitos das mulheres na gravidez, parto e pós-parto. A Mia Negrão é também pós-graduada em Direito da Medicina pelo Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra, cuja tese versa sobre a qualificação da episiotomia enquanto crime de mutilação genital feminina. Além disso, é doula e assessora de lactação!


Fica a par do PROGRAMA e OBJETIVOS para cada módulo

O programa do CAL foi inteiramente revisto e conta, agora, com 10 módulos. Os conteúdos programáticos visam garantir que, além de adquirires conhecimentos teóricos, também desenvolverás habilidades práticas, éticas e responsáveis, para uma boa prática como profissional de apoio à amamentação.


Clica no botão abaixo para aceder aos temas de cada módulo e objetivo geral. O programa detalhado, com os vários temas e subtemas a trabalhar, bem como objetivos específicos (que serão alvo de avaliação) serão fornecidos após te inscreveres na formação.


INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2025


Consulta o cronograma Clica Aqui


Modalidade e FUNCIONAMENTO da formação

O CAL é uma formação contínua de adultos, em formato E-learning. Apesar de existir um dia prático presencial, não sendo a presença em modo presencial obrigatória, mas sim facultativa, a modalidade da formação mantém-se como E-learning com possibilidade de B-Learning. Assim, todas as aulas são online e em direto, sendo que podes assistir às gravações caso não tenhas disponibilidade para marcar presença na aula em direto. Apesar desta facilidade de participar em diferido, recomendamos que procures estar presente de forma síncrona para participar ativamente sempre que possível.


O CAL inclui acesso a uma plataforma Moodle com todos os conteúdos organizados, onde serão disponibilizados diversos materiais, documentos de apoio e manuais de formação, e também onde serão colocadas as aulas gravadas ao longo dos meses em que decorrerá a formação. Nesta plataforma, também poderás colocar dúvidas às diversas formadoras e entregar as tuas avaliações. O acesso a todos os materiais e gravações mantém-se até à entrega da avaliação final.

Metodologia de ensino e AVALIAÇÃO

Ao longo das aulas, serão usados vários métodos e técnicas pedagógicos. O objetivo de cada formadora é transmitir os conhecimentos previstos de forma clara e apelativa, bem como motivar-te a participar. Além do tradicional método expositivo, conta com aulas dinâmicas, atividades individuais e em grupo, exercícios de role-play e simulação, estudos de caso, etc. A cada módulo que termines, terás de entregar um formulário de validação de presença e responder a questões que validam as aprendizagens.

Além disso, haverá dois importantes momentos de avaliação:

– Teste de avaliação

– Trabalho (que inclui o acompanhamento de 2 famílias com dificuldades na amamentação por 2 meses COM MENTORIA + entrega de relatório)

Clica no botão abaixo para saberes as condições e seguires para a ficha de inscrição