Curso Assessoria de Lactação ONLINE 2021 // LISTA VIP

Queres trabalhar com mães e bebés que precisam de ajuda para iniciar ou manter a amamentação, ou és profissional de saúde e queres complementar a tua formação?

Então este curso é para ti!

INSCREVE-TE AQUI NA LISTA VIP

Principais objetivos da formação:

  • Conhecer a fisiologia da amamentação na mãe e no bebé, bem como a mecânica da sucção e tudo o que a envolve;
  • Perceber as dificuldades que frequentemente surgem e como as prevenir e ultrapassar;
  • Saber avaliar e intervir na correção de uma mamada através da observação da postura, posição, pega e ciclos de sucção, deglutição e respiração do bebé;
  • Compreender as situações que podem levar à suplementação e como conduzir um processo de relactação e/ou supressão de suplemento;
  • Consciencializar-se do impacto psicofisiológico da amamentação e dificuldades e saber intervir;
  • Refletir sobre a comunicação adequada com as famílias que precisam de apoio na amamentação;
  • Capacitar para o acompanhamento responsável, assertivo e eficaz, através da prática e reflexão.

ESTA FORMAÇÃO PODE INCLUIR CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DGERT E SIGO (opcional).

A quem se destina esta formação:

  • Profissionais de Saúde, tais como: Médicas(os), Enfermeiras(os), Terapeutas, Farmacêuticas(os), Psicólogas(os), Nutricionistas
  • Conselheiras(os) em Aleitamento Materno / Assessoras(es) ou Consultoras(es) de Lactação
  • Educadoras(es) perinatais / Doulas
  • Profissionais que trabalham com mães e bebés
  • Pessoas que desejam iniciar a sua formação nesta área

Conteúdos programáticos* (70 horas):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O programa completo será disponibilizado após confirmação da inscrição, ou a pedido.

 

Modalidade e metodologia formativas:

Esta é uma formação de atualização e aprofundar de competências relacionadas com o aconselhamento e manejo da lactação, que inclui avaliação quantitativa através de um questionário no final da formação, bem como avaliação prática através de relatório e exposição de um trabalho à turma (discussão de casos).

A modalidade da formação é B-Learning:
  • As primeiras 50 horas realizar-se-ão exclusivamente online – através de aulas por videoconferência, em direto, que serão gravadas e cuja gravação será disponibilizada até envio dos certificados de conclusão.
  • As restantes 20 horas realizar-se-ão presencialmente (trabalho individual) e à distância (em grupo) – tendo as formandas que realizar 2 acompanhamentos presenciais a mães e bebés com dificuldades na amamentação e produzir um relatório sobre estes acompanhamentos (trabalho individual), assim como preparar uma pequena apresentação para discussão de casos com a turma (trabalho em grupo). É da responsabilidade de cada formando encontrar 2 díades com quem trabalhar presencialmente.

A formação inclui acesso a plataformas colaborativas de aprendizagem (Google Classroom), onde serão colocadas as aulas gravadas, além de outros documentos de apoio. Este acesso inicia-se 2 semanas antes do início das aulas por videoconferência e manter-se-á até ao envio dos certificados de conclusão do curso.

É obrigatório assistir às aulas por videoconferência, em direto, dos Módulos 8 e 9. Os restantes, não sendo obrigatória a presença em direto, é obrigatório assistir às aulas gravadas de todos os módulos antes de progredir para os seguintes. As gravações ficarão disponíveis até conclusão da formação.

Para concluir a formação com aproveitamento e obter certificado de participação e certificado profissional DGERT e SIGO, é obrigatório entregar a avaliação.

As formadoras utilizarão diferentes métodos e técnicas pedagógicos ao longo das aulas por videoconferência, com o objetivo de captar o interesse dos formandos, suscitar a sua participação e envolvimento plenos, e transmitir a mensagem de forma clara e apelativa, visando alcançar as aprendizagens propostas pelos objetivos da formação. Assim, os métodos pedagógicos que serão utilizados serão: Método Expositivo; Método Interrogativo; Método Ativo.

Pré-requisitos:

É necessário fazer a leitura prévia de um dos seguintes manuais, de forma a garantir que todos os formandos têm a mesma base de conhecimentos sobre amamentação:

  • Supporting Sucking Skills in Breastfeeding Infants de Catherine Watson Genna (escolha recomendada)
  • Manual Prático para Consultores de Lactação de Rebecca Mannel, Patricia J. Martens e Marsha Walker (alternativa em português)

Formadoras:

 

 

 

Ana Filipa Antunes – Ver CV 

Cecília Gomes – Ver CV

Cristina Cruz – Ver CV 

Juliana Pereira – Ver CV 

Vanessa Sanches – Ver CV

 

Datas e Horários:

Datas das aulas por videoconferência: JUNHO A SETEMBRO 2021 [EM ATUALIZAÇÃO]

Horários:

[EM ATUALIZAÇÃO]

 

Investimento*:

Valor normal: 597€ >>>> INSCREVE-TE NA LISTA VIP E RECEBE VOUCHER DESCONTO

*Queres mesmo fazer esta formação, mas o fator financeiro pode ser um impedimento? Podes optar pelo pagamento faseado.

 

FAZ PARTE DA NOSSA LISTA VIP AGORA:

INSCREVE-TE AQUI